This page is older archived content from an older version of the Emerald Publishing website.

As such, it may not display exactly as originally intended.

Como... estruturar seu artigo


Article Sections

  1. Qual é o propósito do trabalho?
  2. Maneiras de se organizar um trabalho
  3. O corpo do texto
  4. Como escrever a conclusão

Maneiras de se organizar um trabalho

Um dos aspectos mais difíceis ao se escrever qualquer coisa é a organização do material – e os trabalhos de pesquisa não são exceção. Esta seção oferece algumas dicas muito gerais sobre como criar uma estrutura.

A organização pode ser representada como um fluxograma de processos que levam em conta uma série de perspectivas cada vez menores sobre o artigo:

Image Organizing a paper

O propósito do artigo foi discutido na seção anterior. Ele deve ser sempre a sua pedra angular e levado em consideração em todos os momentos, para evitar que o texto perca o sentido.

Quais são as ideias principais?

Explore criativa e intensamente ideias que possam ser relevantes para o seu artigo. Essa exploração deve incluir ideias extraídas da literatura, que podem servir de material de apoio ou ser usadas, também, para desenvolver hipóteses.

Após fazer isso, analise os principais temas que surgirem nas suas anotações e agrupe-os em seções principais. Você pode tentar usar algum recurso organizacional como, por exemplo, marcar suas anotações com cores diferentes ou utilizar fichas. As seguintes perguntas podem ser importantes:

  • Por que o tema é importante?
  • Que materiais de apoio são relevantes?
  • De que maneira ele é relevante para a minha declaração de tese/propósito?
  • Quais são os pontos mais importantes?

Como essas ideias podem ser agrupadas?

É uma boa ideia criar um esboço do seu trabalho antes de começar a produzir o texto, pois assim você terá um modelo a seguir. Pode ser um rascunho bem grosseiro ou uma série de anotações feitas em fichas. De qualquer maneira, a essa altura você já deve ter definido os principais títulos do artigo, bem como os principais temas abordados sob esses títulos, para saber a direção que seu artigo está seguindo.

Writing a paper is like stringing pearls to make a necklace. There is an optimum order for these pearls to form a paper, and some pearls are better left out.
(Kwan Choi, Editor, Review of International Economics, "How to publish in top journals")

O material pode ser organizado de diferentes maneiras.

John A. Sharp, John Peters and Keith Howard refer to the "stimulus-response" pattern of writing, quoting Monroe, Meredith and Fisher's 1977 book The Science of Scientific Writing:

Pergunta-resposta
Quando você gera uma pergunta por escrito, o leitor esperará que ela seja respondida logo adiante.

Problema-Solução
Se você apresentar um problema, o leitor esperará uma solução ou uma explicação para o fato de ele não ter sido solucionado mais à frente.

Causa-efeito, efeito-causa
Quer você mencione uma causa ou um efeito primeiro, uma vez que um deles seja mencionado, o leitor certamente esperará que o outro também o seja.

Geral-Específico
Se você fizer uma declaração geral, o leitor esperará encontrar informações específicas que a esclareçam, qualifiquem ou expliquem.

John A. Sharp, John Peters and Keith Howard, in The Management of a Student Research Project (Gower, 3rd ed., 2002)

Ao ler os artigos da Emerald, você observará diversas estruturas diferentes, entre as quais as seguintes:

  • descrição do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, abrangendo, entre outros aspectos, os antecedentes literários, a metodologia, as constatações e a discussão
  • estrutura cronológica, que descreve desdobramentos ocorridos ao longo de um determinado período
  • desenvolvimento de uma série de hipóteses e sua utilização para estabelecer uma estrutura temática para o artigo.

Independentemente do método de organização que escolher, ele deve ser lógico e adequado ao seu material.

Como as seções principais podem ser divididas em subtítulos?

A essa altura, você já saberá quais serão as suas principais seções e a etapa seguinte será a de estruturar o seu material dentro delas. Nessa fase, a tarefa será basicamente muito semelhante à de organizar o material sob os títulos principais: você selecionará e agrupará as principais ideias dentro das seções. É provável que considere útil organizar o material em subtítulos nas seções principais: os subtítulos o ajudarão a desenvolver o fluxo lógico do seu material e servirão, também, de pontos de referência para o leitor.

Serão apresentados, abaixo, dois exemplos de artigos que usam títulos de uma maneira particularmente adequada :

Cabe ressaltar que a Emerald exige que os títulos sejam curtos, claramente definidos e não numerados.

A transição de um parágrafo para o outro é suave?

Por último, verifique se as ideias fluem harmoniosamente dentro das seções do texto. Assim como a declaração de propósito constitui a base de um artigo, os parágrafos são os tijolos que tornam sua construção sólida. Os parágrafos são descritos na seção “Use parágrafos eficazmente” do nosso guia Como escrever de maneira mais simples e devem sempre ter uma relação com o desenvolvimento de um assunto ou tema. Os parágrafos devem, também, se desenvolver e fluir uns a partir dos outros, sem pausas muito inesperadas no sentido ou conclusões ilógicas com mudanças abruptas no tema sem uma explicação.