This page is older archived content from an older version of the Emerald Publishing website.

As such, it may not display exactly as originally intended.

Como usar o Harvard reference system

Usando softwares bibliográficos

Atualmente, a maioria dos acadêmicos usa algum tipo de software bibliográfico para ajudá-los a compilar sua lista de referências. Se você trabalha em uma universidade, provavelmente conseguirá ter acesso a esses programas de computador por meio de uma licença institucional.

Como exemplo, usaremos o EndNote, um sofware bibliográfico de uso comum que pode ajudá-lo a criar bibliografias:

No entanto, há muitas opções de programas de computador disponíveis – veja a Seção de links úteis no final deste artigo para obter mais informações.

Organizando suas referências

O EndNote roda a partir de bases de dados e pode armazenar arquivos com suas referências bibliográficas. (Observe que o programa refere-se a esses arquivos como "libraries".) O exemplo da estrutura do programa apresentado a seguir foi extraído do tutorial do EndNote 7 (embora essa não seja a versão mais atual, os princípios e a estrutura básica continuam sendo os mesmos):

Image: Endnote screenshot 1

Uma referência específica pode ser acessada clicando-se duas vezes em uma referência selecionada ou selecionando References / Edit reference. Em seguida, a seguinte tela aparecerá:

Image: Endnote screenshot 2

Para criar uma nova "library", selecione "File/New". Uma tela como essa aparecerá e você será solicitado a salvar a "library" criada:

Image: Endnote screenshot 3

Para criar uma nova "library", selecione "File/New". Uma tela como essa aparecerá e você será solicitado a salvar a "library" criada:

Image: Endnote screenshot 4

Essa janela oferece bastante espaço para a inserção de dados: você pode digitar um breve resumo descrevendo o trabalho e, também, inserir suas próprias palavras-chave. É importante lembrar que para o nome de uma organização aparecer corretamente, ou seja, Bank of England e não England, B.o., você deve colocar uma vírgula após "England". Insira o nome de cada novo autor em uma linha separada.

Quando você terminar de digitar as informações e fechar a janela, elas serão automaticamente salvas no arquivo.

Para garantir que a sua "library" esteja corretamente formatada de acordo com o sistema de Harvard, não deixe de selecionar a opção Author-Date no menu suspenso situado no canto superior direito da janela.

Para imprimir, certifique-se de escolher a opção correta (Author-Date) no menu suspenso situado no lado superior direito (veja acima) e selecione File/Print. (Ao imprimir no Word, se estiver na Grã-Bretanha ou na Europa, verifique se as opções em Page Setup estão configuradas para o formato A4, pois o programa pode estar configurado para imprimir no formato Letter.)

Se desejar exportar a bibliografia para outro programa para, por exemplo, editá-lo, selecione File / Export.

Trabalhando no Microsoft Word

Quando você abre o EndNote, uma grande variedade de opções é adicionada ao Word que poderá ser encontrada na opção Ferramentas:

Image: Endnote screenshot 5

Clique em "Go to EndNote" para entrar no EndNote. Uma vez dentro do EndNote, você poderá acessar o arquivo que contém a sua "library".

Você poderá também fazer uma busca na sua bibliografia por uma referência específica usando uma parte dessa referência, como o nome do autor, título ou algumas palavras-chave. É possível importar uma referência a um determinado autor selecionando a citação desse autor na sua bibliografia e, depois, com o cursor no local em que deseja inserir a referência, clicando em "Import Selected Citation". A referência aparecerá como uma referência no local selecionado.

Para exportar uma "library" no formato de uma bibliografia, clique em "Format bibliography", certificando-se de selecionar a opção "Author-Date" na caixa de seleção "With output style ", como mostra a figura abaixo.

Image: Endnote screenshot 6

Buscando bases de dados

Como o EndNote funciona a partir de uma base de dados, o programa pode se conectar a bases de dados online e permitir que você faça buscas nelas dentro do programa. Posteriormente, você poderá criar uma base de dados pessoal e usá-la para salvar suas buscas. Clicando em Tools / Connect, você pode abrir a janela "Choose a Connection file", que oferece links para bases de dados de universidades e organizações de todo o mundo.

Image: Endnote screenshot 7

Também é possível importar uma busca feita na internet. Selecione File/Import e você verá a seguinte tela:

Image: Endnote screenshot 8

É necessário salvar os arquivos usando um filtro específico, que consiste em um programa de computador que converterá as referências em um formato adequado a uma biblioteca do EndNote.

É possível também importar filtros, adicionando-os ao local padrão, a saber: C:\ Program Files EndNote Filters.

Visite University of Queensland tutorial, Section 3 para saber mais sobre esse tema. Sua biblioteca possui diversos filtros, inclusive um para a Emerald.

Links úteis

Os sites abaixo oferecem orientações ou tutoriais sobre como usar o EndNote: