This page is older archived content from an older version of the Emerald Publishing website.

As such, it may not display exactly as originally intended.

Como... redigir um artigo se o inglês não é a sua língua materna

Sites de referência

Há uma grande variedade de sites de auxílio à redação e produção de textos, muitos dos quais foram desenvolvidos por universidades que desejam ajudar seus estudantes estrangeiros com o inglês acadêmico. Grande parte das orientações disponibilizadas por esses sites é voltada para alunos de graduação, mas, ainda assim, eles oferecem algumas orientações úteis. Selecionamos os melhores, juntamente com outros sites relevantes, e apresentamos detalhes sobre os mesmos abaixo. Caso tenha conhecimento de quaisquer outros sites que considere particularmente úteis, não hesite em
entrar em contato conosco.

Características generales de la escritura académica

  • Online Writing Lab (OWL)
    Como um dos primeiros recursos online de auxílio à redação e produção de textos, esse site foi desenvolvido pelo Laboratório Online de Redação da Universidade de Purdue e disponibiliza algumas apostilas de altíssima qualidade sobre uma ampla gama de temas como, por exemplo, a colocação da vírgula, a redação de trabalhos de pesquisa e o uso de linguagem não-sexista.
  • University of Toronto Advice on Academic Writing
    Mais um recurso destinado a ajudar alunos de graduação na tarefa de produzir textos acadêmicos, mas que oferece orientações bastante abrangentes sobre aspectos como lógica, estilo, gramática, etc.
  • The Writing Center at the University of Wisconsin-Madison
    Excelente conjunto de recursos também voltado para estudantes, mas que disponibiliza uma ferramenta útil para questões gramaticais, bem como orientações sobre como escrever com clareza.
  • The Writing Centre at Renssalaer Polytechnic Institute
    Enfoca principalmente a redação científica, mas inclui também algumas seções sobre o uso da língua.

Redação de trabalhos de pesquisa

  • Scitext Cambridge
    Inclui um artigo muito útil sobre como redigir um trabalho científico – o termo ‘científico’ é usado no sentido mais geral de pesquisa.

Linguagem geral

  • William Strunk's Elements of Style
    Datado de 1918, trata-se de um dos guias mais clássicos de gramática, apresentado na forma de uma série de regras.
  • bartleby.com
    O site disponibiliza uma ferramenta de busca que permite ao usuário consultar diversos renomados livros de referência sobre o uso da língua inglesa, incluindo, entre outros, o Fowler e o American Heritage Book of English Usage. O porquê de o site usar a versão de 1908 do Fowler é um mistério e seus anúncios de pop-up são irritantes, mas, fora isso, a página é bastante útil.
  • Common errors
    Um obra de referência útil em que o usuário pode verificar o uso/ortografia da língua inglesa.

Gramática

  • Guide to grammar and writing
    Uma ótima fonte online de informações gramaticais, acessado por meio de menus suspensos.
  • Jack Lynch Guide to Grammar and Style
    Muito bem organizado em ordem alfabética e de fácil utilização para verificar ‘palavras difíceis’ comuns – por exemplo, o certo é “alot” ou “a lot”?
  • Internet Grammar of English
    Site desenvolvido pelo Departamento de Inglês da Universidade College London para alunos de graduação, mas que também é útil para qualquer pessoa interessada em gramática.
  • Hong Kong Polytechnic University English Language Centre
    Site voltado para o ‘Inglês para Fins Acadêmicos’, mas que contém algumas seções bastante úteis sobre uso de linguagem, gramática e construção de frases.

Dicionários online

Referências bibliográficas

Portais

  • Cambridge Language Consultants
    Oferecendo serviços de edição e consultoria especializados na publicação de pesquisas, esse site muito bem organizado tem páginas que disponibilizam recursos de apoio à redação digital e impressa.